A comissão eleitoral da Namíbia anunciou que Netumbo Nandi-Ndaitwah é a nova presidente do país, sendo a primeira mulher a chegar à Presidência da República no país. Netumbo é do partido governista Swapo e conquistou 57% dos votos, o que elimina qualquer chance de um segundo turno.
A Organização do Povo do Sudoeste Africano (Swapo), principal partido de oposição, afirmou que entrará com contestação dos resultados. Nandi-Ndaitwah, que faz parte da Swapo, venceu as eleições presidenciais da Namíbia já no primeiro turno, conforme os dados divulgados pela comissão eleitoral nesta terça-feira (3).
A comissão informou que o segundo lugar, Panduleni Itula, do partido Patriotas Independentes pela Mudança (IPC), obteve 26% dos votos. O candidato derrotado e o IPC afirmaram que irão contestar os resultados, os quais consideram "profundamente falhos". No total, 77% dos 1,5 milhão dos eleitores compareceram à votação.
Com 72 anos, Nandi-Ndaitwah, que ocupa atualmente o cargo de vice-presidente, era vista como a vencedora antes mesmo da eleição, já que representa o partido que tem dominado a política namibiana desde a independência da ex-colônia alemã da África do Sul. Após anos em diversos cargos de liderança, incluindo o de ministra das Relações Exteriores, ela é bem conhecida tanto no país quanto fora dele.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
0 Comentários