Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump nomeou o bilionário Elon Musk para liderar o Departamento de Eficiência Governamental. A participação do dono do X (antigo Twitter) no governo já era uma das promessas de campanha de Trump e foi confirmada na noite desta terça-feira (13), em um anúncio oficial.
A nomeação tem causado polêmica e levantado questionamentos sobre o conflito de interesses no que diz respeito aos contratos do Estado norte-americano e os negócios do bilionário sul-africano. Apesar disso, não há surpresa na participação dentro do governo, já que Musk foi um dos nomes citados no discurso de vitória de Trump e tem frequentado reuniões e grupos mais íntimos com o presidente eleito.
Musk vai compartilhar o comando do departamento com o milionário Vivek Ramaswamy. No comunicado, Trump afirmou que a atuação dos dois deve "abrir o caminho" para que a sua gestão "desmantele a burocracia, reduza o excesso de regulamentação e corte gastos do governo". "Isso provocará ondas de choque em todo o sistema e em qualquer pessoa envolvida no desperdício do governo, que é muita gente!", afirmou o presidente eleito.
O comunicado também informa que o departamento vai funcionar para "fornecer consultoria e orientação de fora do governo e fará parceria com a Casa Branca e o Escritório de Administração e Orçamento para promover uma reforma estrutural em larga escala e criar uma abordagem empreendedora para o governo nunca vista antes".
Foto: Casa Branca/Shealah Craighead
0 Comentários