A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na segunda-feira (14) que aprovou a vacina mpox da farmacêutica Bavarian Nordic para adolescentes de 12 a 17 anos, um grupo considerado especialmente vulnerável a surtos da doença. Em um comunicado, a organização informou que a pré-qualificação da vacina Jynneos foi concedida em 8 de outubro.
A ampliação do uso da vacina para jovens de 12 a 17 anos ocorre após 70% dos casos afetarem o grupo na África. A vacina, chamada de Jynneos (e também de Imvamune ou Imvanex), é atualmente destinada a adultos a partir de 18 anos. .
A mpox foi novamente classificada pela OMS como uma emergência de saúde pública global em agosto, após uma nova variante do vírus se espalhar da República Democrática do Congo para as nações vizinhas. A agência da ONU autorizou o uso da vacina em setembro como a primeira dose contra a mpox em adultos, facilitando o acesso ao imunizante para países africanos severamente impactados.
Crianças, adolescentes e indivíduos com sistemas imunológicos comprometidos têm se mostrado especialmente vulneráveis ao mpox, uma infecção viral que costuma provocar sintomas semelhantes aos da gripe e lesões cutâneas. A mais recente decisão da OMS ocorreu após a aprovação do medicamento pela União Europeia para uso em adolescentes em setembro.
0 Comentários