Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, comemora-se o Dia do Idoso. Um dos desafios da Justiça Eleitoral, este ano, é manter no jogo da democracia aquelas pessoas para quem o voto já deixou de ser uma obrigação, é facultativo. Em Alagoas, 177.713 eleitores alagoanos possuem mais de 70 anos (não são obrigados a votar) e 244.139 possuem entre 60 e 69 anos (voto é obrigatório), totalizando 421.852 eleitores e eleitoras com mais de 60 anos.
“Estes eleitores mais maduros representam, pra Justiça Eleitoral, o voto da experiência, daqueles que viveram a transformação do processo de votação, participaram do voto com cédulas e a chegada das urnas eletrônicas. Eles são a vivência mais autêntica de todo o processo democrático e queremos que eles incentivem os eleitores mais jovens a iniciar uma participação mais efetiva nas eleições”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Klever Rêgo Loureiro.
Nos próximos meses, o TRE de Alagoas iniciará uma série de atividades para incentivar a participação dos eleitores maduros nas eleições municipais deste ano, incluindo palestras em instituições e campanhas nas redes sociais. O objetivo desta mobilização é expandir o conhecimento desse público para garantir mais autonomia e segurança no exercício do seu direito ao voto.
Ainda segundo o presidente do TRE, muitos eleitores idosos ainda têm dúvidas sobre auxílio no dia da votação, e como muitos desconhecem que podem entrar acompanhados de alguém de confiança, inclusive na cabina de votação, quando possuem alguma dificuldade de mobilidade.
0 Comentários