A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) entregou à Polícia Federal uma lista com o nome dos 35 servidores que tiveram acesso ao FirstMile, software espião que teria sido utilizado para monitorias adversários e jornalistas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são da Folha de S. Paulo.

Os nomes foram entregues à PF em 24 de março e haviam sido solicitados pelo delegado Daniel Carvalho Brasil Nascimento. Foram entregues também à perícia, nos meses de junho e julho, 11 notebooks usados na agência para utilizar o software.

“Apesar de a ferramenta ter tido seu uso descontinuado, casos e operações nos quais ela foi utilizada continuam em andamento e os já encerrados permanecem sob sigilo, seja por disposição legal, seja pela necessidade de manutenção da segurança dos servidores dessa agência", diz o ofício da Abin que a Folha teve acesso.

Entre os monitorados pela ferramenta estavam Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil e seu marido e deputado federal, David Miranda, que morreu em maio deste ano.