Recentemente, o mercado foi inundado por cervejas anunciadas como puro malte. Até mesmo as marcas mais populares e acessíveis estão lançando opções desse tipo de cerveja. Mas afinal, como ter certeza que a cerveja é puro malte? E mais: A cerveja puro malte é melhor do que as outras? A gente responde essas perguntas para você.
O que é a cerveja puro malte?
A cerveja considerada puro malte é aquela que utiliza em sua receita apenas água, lúpulo, malte e fermento. Ou seja, na composição da bebida não é adicionado nenhum cereal não maltado como o milho, o arroz ou o trigo.
Sempre foi uma prática comum os fabricantes adicionarem esses tipos de cereais à receita para baratear a produção. E durante décadas, os brasileiros se acostumaram com o sabor de cervejas feitas, principalmente, com milho. Mas hoje a quantidade de informação e de produtos disponíveis no mercado cresceu, assim como aumentou o nível de exigência do consumidor.
Confira o rótulo
A forma mais simples de saber se a cerveja é puro malte é ler o rótulo da bebida. Nele estão descritos os ingredientes utilizados na fabricação da bebida. Os rótulos das cervejas consideradas puro malte não trazem ingredientes como os cereais que acabamos de mencionar.
Já pelo sabor é bem mais difícil identificar se a cerveja realmente é puro malte. Somente especialistas tem experiência e sensibilidade suficientes para dar um veredicto. Mesmo assim, essas pessoas ainda podem se enganar.
Puro malte é sempre melhor?
A cerveja puro malte segue à risca a Lei Alemã de Pureza da Cerveja. Criada em 1516, na Bavária, o texto determina que a verdadeira cerveja seja produzida somente com água, lúpulo e malte. Os cervejeiros da época consideravam o fermento um acessório, um complemento da cerveja, em vez de um ingrediente.
Indo direto ao ponto, já que talvez você esteja lendo este texto com uma cerveja na mão, e não queremos que ela esquente, cervejas mais puras são consideradas de melhor qualidade, e também mais caras de se produzir.
Mas como muitas coisas na vida, tudo se resume ao gosto e a preferência do freguês. É verdade que algumas pessoas relatam desconforto ao consumirem cervejas com milho ou trigo na receita. Mas a maior parte dos consumidores faz suas escolhes baseadas no paladar.
0 Comentários