A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas vai receber do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), quase R$ 3 milhões para investimentos em segurança nas escolas. O recurso será empregado na aquisição de equipamentos para ações realizadas pelas forças de segurança com foco no combate à violência no ambiente escolar.

O MJSP lançou um edital de chamada pública para subsidiar ações de fortalecimento e aprimoramento de combate a crimes no contexto escolar. O financiamento dos projetos estaduais e municipais visa aprimorar ações de enfrentamento e prevenção de crimes no âmbito da Política Nacional de Segurança Pública, do Sistema Único de Segurança Pública. Ao todo, Alagoas será contemplada com R$ 2.967.200,00 para a execução das ações apresentadas no projeto.

Segundo o superintendente de Gestão Estratégica e Políticas de Integração da SSP, coronel Jairisson Melo, o projeto que foi selecionado irá garantir recursos para o fortalecimento das ações realizadas pela Chefia de Ensino Integrado, Chefia de Articulação Política de Prevenção, a Chefia de Articulação de Polícia Comunitária, a Gerência do Programa de Enfrentamento às Drogas (Proerd), as Bases Comunitárias de Segurança e o Batalhão Escolar da Polícia Militar, além da Delegacia de Crimes Cibernéticos e o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil.


“Criamos uma comissão para elaboração das ações que foram apresentadas no projeto, atendendo ao previsto em edital, e agora iremos atuar para adquirir os equipamentos, viaturas e executar as ações. Serão ações muito importantes, pois vão melhorar desde a atividade de investigação da Polícia Civil até às ações de prevenção desenvolvidas pela SSP e a Polícia Militar”, afirmou.